Efeito de construir mais prisões é fortalecer o PCC, diz pesquisadora 08/08/2018

A guerra entre facções que deixou centenas de mortos durante rebeliões em prisões das regiões norte e nordeste no ano passado ainda não acabou. É o que afirma a socióloga Camila Nunes Dias, professora da Universidade Federal do ABC e especialista em sistema prisional, que lança neste mês o livro “A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil” (Editora Todavia, 2018).


Escrito em parceria com o pesquisador Bruno Paes Manso, a obra traz uma radiografia do Primeiro Comando da Capital, a principal facção do país e pivô da crise prisional de 2017.


Com cerca de 30 mil membros, o PCC está presente em quase todos os estados brasileiros, mas sua maior zona de influência é nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.


No ecossistema atual do crime no Brasil, controlar uma cadeia significa gerir toda a rede de tráfico a ela ligada. Consciente desse fato, o grupo paulista tem aumentado paulatinamente desde 2014 sua rede de filiados em presídios dominados por outros grupos.


A expansão  não agradou as outras organizações criminosas, que travaram uma espécie de guerra fria com o PCC até o fim do primeiro semestre de 2016,  quando o grupo paulista rompeu com o carioca Comando Vermelho, que estava se aliando a rivais. O resultado foi a matança que se viu nos meses seguintes nas ruas e presídios de alguns estados do país.


Para Camila, essa situação de descalabro é um efeito direto de anos de uma visão de segurança pública equivocada no país. “As políticas de segurança no Brasil não enxergam outro caminho que não a prisão. Esse é um grande contrassenso já que foi justamente no sistema carcerário que produziu o fenômeno das facções”, afirma em entrevista a EXAME, que você vê a seguir:


EXAME:  O projeto expansionista do PCC é apontado como a principal razão para a guerra entre as facções. A investida das outras facções com os confrontos em presídios foi suficiente para conter esse avanço?


Camila Nunes Dias: A guerra entre facções ainda não acabou. Temos  menos conflitos porque as autoridades fizeram o básico que é separar esses grupos nos presídios. Mas eles continuam nessa relação de oposição e continuam guerreando entre si nas ruas. Os estados onde o equilíbrio entre os grupos rivais é maior são aqueles que apresentam as taxas de homicídio mais altas, muito especialmente alguns estados do nordeste, como o Ceará.


O PCC não teve um recuo nesse projeto de expansão, o que tem acontecido é um certo ajuste, uma acomodação. Em alguns estados, a disputa continua. Em outros, há um recuo estratégico. No Amazonas, por exemplo, a violência que se vê em Manaus está relacionada a uma dissidência dentro da própria Família do Norte. A tendência é que isso favoreça o PCC. Mas a situação é de muita instabilidade, ainda não conseguimos visualizar para onde esse processo está indo.


O que fortalece o PCC frente a outros grupos?


O PCC é, de longe, a facção que apresenta uma estabilidade e organização maiores. Embora todos os grupos defendam que são portadores de uma ética, o PCC é muito mais avançado no que diz respeito à narrativa da justiça e muito mais coerente em sua história. O exemplo é a própria FDN que está em conflito interno.


E o Comando Vermelho, que também surgiu com essa narrativa?


Embora o Comando Vermelho tenha esse discurso, o grupo sempre foi um agregado de traficantes que eram aliados entre si. O Comando Vermelho não tinha batismo, nem um processo de filiação, tinha uma estrutura hierárquica no morro e nada acima — o dono do morro mais valioso era o cara mais respeitado. O PCC surge com uma dinâmica diferente: não é qualquer traficante que se associa à facção. Há  um rito de entrada e de saída. Com esses ritos, cada indivíduo assume compromissos morais e econômicos.


No Comando Vermelho, embora existam normas, nunca houve uma preocupação de controlar seus integrantes. O interessante no PCC é que há uma obsessão pelo registro. Tudo está escrito no papel: quem são os integrantes, os gastos. São planilhas e mais planilhas. Isso criou uma dinâmica, um conjunto de códigos escritos que permitiu a transmissão da moral, do controle administrativo e das operações de uma geração para a outra.


A Polícia anunciou recentemente que detectou que o faturamento do PCC é de 400 milhões por ano. Mas no livro vocês diferenciam os negócios individuais e dos negócios coletivos. Como funciona essa dinâmica?


Essa é uma das coisas mais complexas. A questão do coletivo e do individual permeia várias narrativas do PCC. Há mercadorias e negócios que pertencem à “família”, ou seja ao PCC, e transações econômicas que são de seus integrantes. Isso é possível, desde que o grupo tenha conhecimento desses negócios, mas a inserção é restrita aos membros da cúpula e do segundo escalão. O que não se admite é usar o PCC para ganhar dinheiro. Na minha visão, as polícias e o Ministério Público não conseguem fazer essa diferenciação – daquilo que pertence ao PCC e o que é individual.


Uma das pessoas entrevistadas no livro questiona o fato de nenhuma liderança do PCC estar em um presídio federal fora do estado de origem do grupo. O que se sabe sobre as ligações entre a facção e o poder público?  Há conivência?


Eu não diria conivência, mas há uma certa acomodação, principalmente no estado de São Paulo, onde os homicídios estão em queda e não houve problemas graves no sistema prisional nos últimos anos. Politicamente, isso é muito valioso. Há uma relação muito ambígua com o governo de São Paulo: o PCC controla a periferia, mas se os homicídios estão caindo … é uma situação boa para todo mundo. Mas é um equilíbrio muito precário. Esta semana, há notícia de que a Rota matou três indivíduos que teriam ligação com o PCC. Em 2012, houve uma crise de segurança no estado exatamente por conta dessas execuções. Para o governo, é interessante que tudo permaneça como está, não é interessante mexer nessa estrutura porque pode bagunçar tudo. Há dois membros da cúpula que estão no sistema federal e, vira e mexe, esses dois são apontados como mandantes de crimes contra agentes penitenciários federais. Eu não acredito que exista essa ligação, mas entre os criminosos de outros grupos a desconfiança é muito grande.


O livro menciona que os órgãos de inteligência já tinham detectado a expansão do PCC, mas se mantiveram inertes. Quais os problemas estruturais de segurança pública no Brasil que explicam essa ineficiência?


Há problemas seríssimos na área de inteligência no Brasil. Os serviços mais eficientes são os ligados à Polícia Militar, que não tem a atribuição de investigar. Não há integração porque cada órgão tem seu próprio serviço de inteligência, sua metodologia  e equipamentos. Os projetos de intercâmbio de informação são pontuais, não é algo sistemático. Enquanto isso, as facções, e o PCC em particular, se constituem como uma rede que se articula em vários estados. Além disso, para que os serviços de inteligência servem? Como eles são utilizados?  Não é inteligência saber que tem um caminhão carregado com torta base de cocaína e usar essa informação apenas para apreender a droga e prender o motorista.


Outra questão é o fato de que as políticas de segurança no Brasil não enxergam outro caminho que não a prisão. Esse é um grande contrassenso já que foi justamente o sistema carcerário que produziu o fenômeno das facções e de toda a violência que isso implica. São Paulo é o maior exemplo disso. São 170 unidades prisionais e o resultado foi a consolidação do PCC no estado.  Conforme se constrói uma prisão, os nós dessa rede são expandidos para outros lugares a partir do sistema prisional. O próprio sistema penitenciário federal permitiu a nacionalização dessas facções. Mesmo com todas as restrições, é ali que o preso do Amazonas se encontra com o preso de Santa Catarina, com o do Pará. A gente precisa encontrar outro modelo de política pública, outro padrão de política de drogas. Não vejo nenhuma solução fora dessa perspectiva.


O PCC tem algum projeto de internacionalização de seus negócios? Há indícios de que a facção esteja trabalhando para entrar na disputa pelo mercado europeu?


O PCC tem hoje uma presença bastante intensa no Paraguai, na Bolívia e um pouco mais pontual no Peru, na Argentina e na Colômbia. Mas acho um equívoco considerar que o grupo teria condições de competir no mercado europeu. Pode até existir um ou outro membro que esteja lá, mas não com a estrutura da facção. A presença do PCC nos países vizinhos é mais para estar próximo aos fornecedores de drogas. O principal mercado do PCC é o brasileiro, não o vejo atuando em outros mercados de consumo.


Qual a diferença entre o PCC e os cartéis mexicanos ou a máfia italiana? O que aproxima o movimento dessas organizações?


Considero esses paralelos equivocados. A história, as bases sociais e a própria geografia do PCC é muito diferente da história, base social e geografia da máfia italiana. As máfias  estão entranhadas no Estado italiano, em todos os níveis da política e dos negócios. Apesar do crescimento dos últimos anos, o PCC ainda é uma organização de bandido comum. É claro que há alguns empresários vinculados, mas é tudo muito precário. A inserção na política também é muito pontual e geralmente está ligada à política mais local. O mesmo vale para os cartéis, que controlam toda a cadeia do tráfico, o volume de recursos é de outra magnitude. A ancoragem do PCC está na prisão. A extensão da facção está muito ligada à extensão da rede prisional. Essa é a sua força e sua fraqueza. Ao controlar a prisão, o grupo consegue tecer essa rede, mas isso também é um limite para a sua expansão.



Fonte:https://exame.abril.com.br/brasil/efeito-de-construir-mais-prisoes-e-fortalecer-o-pcc-diz-pesquisadora/

Tweetar

Seguranca Privada, cftv, alarmes, vigilancia, policia, exposec, isc

SHOPPING

  • ANÁLISE DE RISCOS

    ANÁLISE DE RISCOS

    CONCEITOS-GERENCIAMENTO DE RISCOS-IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS-FATORES DE RISCO-MATRIZ DE VULNERABILIDADE

    R$ 59,00

  • CONTROLE DE ACESSO

    CONTROLE DE ACESSO

    APLICAÇÃO- PLANEJAMENTO-ELEMENTOS FÍSICOS-ELEMENTOS HUMANOS-ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS-TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO-COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS-ETC.

    R$ 59,00

  • COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    O mercado da segurança privada tem crescido anualmente no Brasil. Esta realidade tem tomado este segmento.

    R$ 59,00

  • INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    GUARDA MUNICIPAL-FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA-FORÇAS ARMADAS-ACIONAMENTO DOS ÓRGÃOS POLICIAIS-BOLETIM DE OCORRÊNCIA-POLÍCIA JUDICIÁRIA-INQUÉRITO POL.

    R$ 59,00

  • ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS  OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    LEGISLAÇÃO - EMPRESA DE SEG. ORG. - EMPRESAS ESPECIALIZADAS - QUEM PODE SER VIGILANTE -ARMAMENTO -PROCEDIMENTOS - POSICIONAMENTO TÁTICO - SIGILO PROF.

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    INDICADO PARA PORTEIROS E VIGILANTES

    R$ 59,00

  • RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO EXTERNO E INTERNO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    CONCEITOS DA SEGURANÇA PRIVADA - POLÍTICAS E TERMINOLOGIAS - ÓRGÃOS REGULAMENTADORES - DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE - ASPECTOS TRABALHISTAS

    R$ 59,00

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    CONCEITOS - DESAFIOS - GESTÃO ESTRATÉGICA - ANÁLISES - BALANCED SCORECARD - GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA - AUDITORIA - FATORES RELEVANTES NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS - AUDITORIA X RISCO - QUANDO IMPLANTAR AUDITORIA - ETC.

    R$ 59,00

  • BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    ESTRATÉGIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESTÃO ESTRATÉGICA - BALANCED SCORECARD - MAPAS ESTRATÉGICOS - ALINHAMENTO DO SISTEMA DE SEGURANCA

    R$ 59,00

  • CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CONCEITOS - DADOS ESTATÍSTICOS - PERFIL DO OPERADOR DE MONITORAMENTO - CONCEITOS BÁSICOS - SENSORES - CFTV - RECURSOS HUMANOS -SISTEMA DE RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO AGIR EM SITUAÇÃO DE ASSALTO - DESLOCAMENTOS - SEGURANÇA RESIDENCIAL - SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS - SEGURANÇA DA FAMILIA

    R$ 59,00

  • COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    O GESTOR DA SEGURANÇA CORPORATIVA - COMPETÊNCIAS - ÁREAS DE CONHECIMENTO - PDCA - SISTEMA DE SEGURANÇA - IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS - FERRAMENTAS

    R$ 59,00

  • CONSULTORIA EMPRESARIAL

    CONSULTORIA EMPRESARIAL

    MERCADOS - CONSULTORIA - POR QUE SE CONTRATA - QUEM CONTRATA - VENDA -FORMA DE ATUAÇÃO - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS - ÉTICA -HONORÁRIO - PROPOSTA

    R$ 59,00

  • ESCOLTA ARMADA

    ESCOLTA ARMADA

    ROUBO DE CARGAS - ARMAMENTO DE DOTAÇÃO - IDENTIFICANDO EMPRESAS CLANDESTINAS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS - PREPARAÇÃO DA ESCOLTA - POSICIONAMENTO

    R$ 59,00

  • ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    O QUE É ESPIONAGEM - INTELIGÊNCIA - SINTOMAS DE ESPIONAGEM - QUEM É ALVO - LOCAIS VISADOS - O QUE BUSCAM OS ESPIÕES -EQUIPAMENTOS - AÇÕES DE ESPONAGEM

    R$ 69,00

  • GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    TIPOS DE PERDAS - PROCESSO DE PREVENÇÃO -GESTÃO DE PERDAS -PERDAS NAS EMPRESAS DE SEGURANÇA, NAS INDÚSTRIAS - FRAUDE - FURTO - ANAL. DE IMPÁCTO

    R$ 59,00

  • LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    ORGANIZAÇÕES-PESSOAS-GESTÃO-LIDERANÇA-FERRAMENTAS DE GESTÃO-ORATÓRIA-FLUXOGRAMA-CICLO PDCA-GER. DE CONFLITOS-E MARKETING PESSOAL

    R$ 59,00

  • MARKETING EM SERVIÇOS

    MARKETING EM SERVIÇOS

    Marketing em Serviços - Autor : Nino Ricardo Meireles

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-CONCEITOS DE CRIME-ANTIJURICIDADE-TIPICIDADE-CULPABILIDADE-CRIME DE CONTRAVENÇÃO-OBJETIVO JURÍDICO E MATERIAL-CRIME TENTADO

    R$ 59,00

  • O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    LOCAL DE CRIME-FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE SEG. NO LOC. DE CRIME-SALVAR VIDAS- SOCORRER FERIDOS-ISOLAR O LOCAL-PRESERVAR PISTAS-TESTEMUNHAS-ETC.

    R$ 59,00

  • OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    BOMBAS-CARTAS E PACOTES BOMBA-CARROS BOMBA-ANÁLISE DE AMEAÇAS-PROCEDIMENTOS-GLOSSÁRIO SOBRE ARTEFATOS EXPLOSIVOS - *DVD DUPLO

    R$ 69,00

  • PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    ANÁLISE DE IMPACTO NOS NEGÓCIOS - CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS - PLANO DE EMERGÊNCIA - GERENCIAMENTO DE CRISE - ETC.

    R$ 59,00

  • RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    PERFIL DO RECURSO HUMANO OPERACIONAL-MOTIVAÇÃO-EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE-CONHECIMENTO,COMPORTAMENTO E HABILIDADE-RECRUTAMENTO-DEMISSÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    EXIGÊNCIAS LEGAIS-ESTATÍSTICAS-ATUALIZAÇÃO DO VIG. BANCÁRIO-REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA EQUIPE-POSICIONAMENTO TÁTICO-QUANDO NÃO REAGIR- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    AGENTE DE SEGURANÇA-TREINAMENTO-EQUIPAMENTO-AMEAÇAS-PLANEJAMENTO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEG. DE INSTALAÇÕES-ILUMINAÇÃO E ENERGIA-VIGILÂNCIA-IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE ACESSO-PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E ASSALTOS-INCÊNDIO-BOMBAS-EPIDEMIAS-ETC

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    TIPOS DE EVENTOS-LOCAL-PLANEJAMENTO-TREINAMENTO E SIMULAÇÃO-ADMINISTRAÇÃO DA SEG.-SEGURANÇA VIP-FURTOS E ASSALTOS-CREDENCIAMENTO E CONTROLE DE ACESSO-

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    HISTÓRIA-HACKERS FAMOSOS-PRINCIPAIS TIPOS DE ATAQUE-POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-SEG. DA INFO. PESSOAL-TRANSAÇÕES PELA INTERNET-PROTEÇÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    O CONDOMÍNIO-QUANDO PODE ACONTECER UM CRIME-RESPONSABILIDADES-RECURSOS HUMANOS-DICAS-SEGURANÇA COMUNITÁRIA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    ORG. DA SEGURANÇA-SEG. PATRIMONIAL-RECEPÇÃO E PORTARIA-INCÊNDIOS-PÂNICO E EMERGÊNCIAS- AMEAÇAS DE BOMBA-TERRORISMO E SABOTAGEM-FUNCIONÁRIOS

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    CONTROLE DE ACESSO-RISCOS ESPECÍFICOS-O VIG. EM SEG. HOSPITALAR-PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA HOSPITALAR-FATORES DE SUCESSONA SEGURANÇA HOSPITALAR

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    *HISTÓRIA-A INDÚSTRIA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL - PROGRAMA DE SEGURANÇA - CLIENTES -RISCOS -PROJETO DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    LEGISLAÇÃO-TRANSPORTE DE VALORES-CARRO FORTE- EQUIPE-RADIOCOMUNICAÇÃO-ESCOLTA MOTORIZADA- DESLOCAMENTO A PÉ-TRANSBORDO-EMBOSCADAS-ATAQUES- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    PROCESSO LOGÍSTICO-RISCO PARA A CARGA- DADOS ESTATÍSTICOS-GOLPES MAIS COMUNS-SEGURANÇA NO ARMAZÉM-BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS-SEGURANÇA NO TRANSPORTE

    R$ 59,00

  • SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    MEDIDAS ANTI SEQUESTRO-RESIDÊNCIA-LOCAL DE TRABALHO-TRÂNSITO-CAMINHADAS-LOCAIS DE LAZER E DIVERSÃO-ZONA RURAL-GER. DE CRISES-NEGOCIAÇÃO E LIBERTAÇÃO-

    R$ 59,00

  • SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    O QUE É SINDICÂNCIA-SINDICÂNCIA E AUDITORIA-CULTURA DE APURAÇÃO-OBJETOS DA SINDICÂNCIA-ASPECTOS FORMAIS-PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS-ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA DE INTRUSÃO

    SISTEMA DE INTRUSÃO

    PAINEL DE ALARME-ZONAS E SETORES-TECLADO DE COMANDO-BATERIA-SIRENES-SENSORES-PROCESSAMENTO DE SINAIS DOS SENSORES IVP-INSTALAÇÃO DOS SENSORES - ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA DE SEGURANÇA-PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA FÍSICA-VULNERABILIDADE-ATRATIVIDADE, -MACRO SUBSISTEMAS-ANÉIS DE SEGURANÇA-MEIOS ATIVOS, PASSIVOS, DINÂMI

    R$ 59,00

  • SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    CFTV-SISTEMA DE ALARME-SENSORES-CONTROLE DE ACESSO-RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    EQUIPAMENTOS-RÁDIO-NEXTEL-SINAIS-PALAVRAS-COMANDOS E OUTROS MEIOS-TELEFONE-USO DO RÁDIO-CÓDIGO Q-ALFABETO FONÉTICO-COD. NUMERAL-OPERACIONALIDADE

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    DOMÍNIO E CONDUÇÃO-TÉCNICAS INDIVIDUAIS E EM DUPLA-IMPLOSÃO DE SUSPEITO-REVISTA-COLOCAÇÃO DE ALGEMAS-DESARME-ABORDAGEM EM CASO DE INVASÃO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    AUTOR,VÍTIMA E TESTEMUNHA-TÉCNICAS DE ENTREVISTA-PERGUNTAS GENÉRICAS-PERGUNTAS ESPECÍFICAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-REQUISITOS DE UM RELATÓRIO-ETC.

    R$ 59,00

  • TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    END. IP-RASTREAMENTO DE E-MAIL-SNIFFERS-KEY LOGGERS-PHISHING- CRIPTOGRAFIA-STEGANOGRAFIA-RECUPERAÇÃO E ROUBO DE SENHAS-RECUPERAÇÃO DE DADOS

    R$ 59,00

  • INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    HELIO FERRAZ E CLAUDIO DOS SANTOS MORETTI - ASPECTOS TECNOLÓGICOS-VANTAGENS COM SEGURO-INVESTIGAÇÕES-CASO LINHA AMARELA METRÔ DE SP- INSTALAÇÕES-NORMA

    R$ 69,00

  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-RISCOS EXTERNOS E INTERNOS-INFORMAÇÕES-NECESSIDADES CORPORATIVAS-VALOR DA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA-INTERDEPENDÊNCIAS-SOLUÇÕES

    R$ 59,00

  • RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    Riscos Jurídicos na Segurança : Dra. Sandra Goto Técnicas para entrevista em uma investigação: Aureo Miraglia de Almeida

    R$ 69,00

  • AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    DVD 1. As mobilizações sociais no Brasil e a Proteção de expatriados Roberto Costa DVD 2. Segurança da Copa das Confederações Paulo Reis

    R$ 69,00

  • PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    Prevenção de perdas e Gestão de Riscos - Autor Carlos Eduardo Santos

    R$ 15,00

  • ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    TECNOLOGIAS - LEGISLAÇÃO - CONHECIMENTO - GESTÃO - MERCADO - ATUALIZAÇÕES - ACESSO AO PORTAL E TV DA SEGURANÇA - BRINDE EXCLUSIVO

    R$ 249,99

  • Alarmes - O livro do instalador

    Alarmes - O livro do instalador

    Guia Completo de Instalação de Sistemas de Alarmes de Intrusão

    R$ 70,00

  • CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CONCEITOS DA APLICAÇÃO-EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS-MELHORES CONFIGURAÇÕES-ACESSO REMOTO-TENDÊNCIAS DE MERCADO- CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO IP- WIRELESS,ETC

    R$ 59,00

  • Guerra Cibernética

    Guerra Cibernética

    A Próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

    R$ 69,99

  • INSPEÇÃO TÉCNICA

    INSPEÇÃO TÉCNICA

    Medidas de segurança contra incêndio em edficações e áreas de risco. Aplicação de checklist Cel. Aderson Guimarães Pereira e Moisés Gomes da Silva

    R$ 65,00

  • PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL COMO UM NOVO NEGÓCIO-VIABILIDADE COMERCIAL-TECNOLOGIAS EMPREGADAS-ADEQUAÇÃO DO CONDOMÍNIO-CENTRAL DE MONITORAMENTO-PROCEDIMENTOS OPER

    R$ 59,00

  • COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    O QUE É UM EDITAL-QUEM PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES-TAMANHO DO MERCADO-DOCUMENTAÇÃO-PREGÃO ELETRÔNICO E PRESENCIAL-GOVERNO É BOM PAGADOR? ETC.

    R$ 59,00

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    QUEM GOSTA DE PROBLEMAS?-DESCUBRA SUAS APTIDÕES-POSICIONAMENTO PESSOAL-COMO SER LEMBRADO-PERFIS TRADICIONAIS-TESTE SUA PERSONALIDADE-LIDERANÇA- ETC.

    R$ 59,00

  • IDENTIFICANDO A MENTIRA

    IDENTIFICANDO A MENTIRA

    SINAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS INCONSCIENTES DA MENTIRA NO ENTREVISTADO- BASEADO EM PNL

    R$ 59,00

  • USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    De acordo com as normas da ONU e da Portaria da Polícia Federal

    R$ 59,00

  • VIGILÂNCIA VOL. I

    VIGILÂNCIA VOL. I

    PERFIL DO VIGILANTE-ASPECTOS GERAIS DA VIGILÂNCIA-VIGILÂNCIA EM BANCOS-VIGILÂNCIA EM SHOPPING-VIGILÂNCIA EM HOSPITAIS-VIGILÂNCIA EM ESCOLAS

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    LOCAL DO CRIME-ENTREVISTAS COM SUSPEITOS E TESTEMUNHAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-COMO AGIR EM CASO DE DROGAS

    R$ 59,00

  • PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    ROBERTO COSTA E AURO SANTOS SÃO REFERÊNCIA NA ATIVIDADE DE PROTEÇÃO EXECUTIVA NO BRASIL - ENTENDA COMO FUNCIONA DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ AS OPERAÇÕES

    R$ 69,00

  • GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    LIVRO GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    R$ 65,00

  • NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DESENVOLVIDAS E VIVENCIADAS PELO TEN. CEL. DIÓGENES LUCCA FUNDADOR DO GATE - GRUPO DE ELITE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO

    R$ 59,00

  • Gestão de Riscos na Segurança PAtrimonial

    Gestão de Riscos na Segurança PAtrimonial

    A obra pretende ser um referencial para a contratação eficaz de serviços de consultoria e para a atuação desses consultores

    R$ 89,00

  • COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    Competitividade em Segurança Empresarial: Gestão de Processo, da Qualidade dos Serviços e da Inovação/Excelência e Processos em Organizações Voltadas

    R$ 75,00

  • ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    Esta obra visa apresentar a aplicação de uma ferramenta técnica para analisar riscos e apoiar o estudo de campo do agente de inteligência, servindo co

    R$ 75,00

  • NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    Livro ensina técnicas de fácil entendimento e aplicação para defesa pessoal de pessoas que nunca praticaram artes marciais. Altamente ilustrado.

    R$ 120,00

  • INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    Dicas de como obter informações e provas de forma lícita utilizando-se da internet

    R$

  • INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    O livro apresenta artigos escritos por Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul que abordam temas relacionados à investigação criminal.

    R$ 80,00

  • MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    Manual do Gestor de Segurança Corporativa - Nino Ricardo Meireles

    R$ 120,00

  • Apareça no guia de fornecedores

    Apareça no guia de fornecedores

    Apareça para milhares de compradores de todos os portes

    R$ 30,00

  • SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    Quanto mais importante você é mais risco você corre. Antonio Tadeu Miranda de Andrade

    R$ 35,00

  • PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    Psicólogo CRP 04/34560, 4ª Região, especialista em Segurança Patrimonial, Pós-graduado em Inteligência e Segurança Empresarial FGF, Militar da Reserva

    R$ 79,00

  • "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    R$ 65,00

The stainless steel back cover replica watches sale protects the interior of the watch. Equipped with replica watches uk an ETA 2824 calibre, the travel time is more precise. With replica watches a 42-hour power reserve and a water-resistant depth of 100 meters, this watch is rolex replica watches a new watch that can be moved.