ELEIÇÕES 2018 30/07/2018

O Brasil já convive há muito tempo com crises. A que estamos vivenciando atualmente é muito forte e tem afetado a vida de milhões de pessoas. As placas de “vende-se” e “aluga-se” espalhadas pelos quatro cantos da terra brasilis são um termômetro da economia, que tem apresentado índices alarmantes e pouco esperançosos. Milhares de empresas, lojas e pequenos comércios encerraram atividades. Obras públicas e construções de prédios residenciais e comerciais praticamente pararam. 


Estamos com 13 milhões de desempregados!!!


Não era uma marolinha e sim um tsunami avassalador.


Mas será que nosso problema é somente de desarranjo econômico. Para mim, essa é uma visão simplista; é cuidar somente de alguns sintomas mas não da origem e permanência do problema. Nossa crise é econômica, é sim, como é na saúde, na educação, na segurança pública e em muitos outros setores que abrangem a governança e todos os poderes de nossa república. A situação do país, as condições que oferecemos aos cidadãos, é caótica, para se dizer o menos. A economia, que vai mal, é somente um dos graves efeitos colaterais de nossas péssimas escolhas.


Nosso país, infelizmente, está fragilizado nos setores que são pilares da sociedade, que se interagem e se alimentam. O desenvolvimento de uma nação não depende somente da economia. Precisamos conseguir a harmonização e equalização de nossas potencialidades para oferecer qualidade de vida adequada para a população. 

 

Não se faz uma casa só com telhado nem se estrutura uma economia sólida sem um povo educado, preparado, com saúde e em absoluta segurança e paz social. 


No entanto, a visão dos presidenciáveis parece que, mais uma vez, é unilateral, não se atém ao conjunto de nossas necessidades, todas elas urgentes e imprescindíveis para o desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida do brasileiro. 


Basicamente, os esboços de propostas de governo apresentados até o momento versam única ou prioritariamente sobre economia, ou seja, a discussão central estará focada em ações visando rápido crescimento econômico, com o consequente aumento da geração de empregos, a partir de 2019.


Está aí o sintoma, mas o remédio...


Enquanto isso, mais uma vez a segurança pública, minha especialidade, será o patinho feio; se falará muito sobre ela, de forma de forma sensacionalista e superficial, mas sem profundidade, ausência de propostas que mexam na estrutura carcomida e provavelmente quase nada se fará em seu benefício.


Portanto, falar em soluções concretas para a violência urbana e também como enfrentar o crime organizado de forma eficaz, parece que não serão assuntos principais entre os candidatos ao executivo estadual e federal. Mas, da segurança pública depende a vida das pessoas e até seu sustento, pois ambiente seguro propícia empregos e a falta dele extingue, como abaixo demonstrarei.                                      


Os prejuízos causados pela criminalidade na economia brasileira é tema tratado quase que exclusiva e pontualmente pela imprensa na cobertura de alguns casos mais violentos ou que chamam a atenção da sociedade.


Quantas empresas fecharam nos últimos anos por causa da violência urbana?


Quantas empresas deixaram de ser abertas no país por causa da criminalidade?


Quais os reflexos diretos e indiretos gerados nas vítimas, em suas famílias, nas empresas onde trabalham ou são proprietários, e por conseguinte na economia?


Quantos bilhões de reais os governos municipais, estaduais e federal investem mensalmente em segurança pública sem apresentar os resultados desejados pelos cidadãos e pelos empresários?

 

Quantos bilhões de reais são investidos pela iniciativa privada no Brasil por causa dos bandidos, reduzindo assim nossa competitividade em relação a outros países?


O fato dessa conta astronômica ser pouco comentada e analisada, apesar de ser essencial para o pleno desenvolvimento nacional, me incentivou a apresentar o presente artigo, que tem como intuito destacar e difundir os prejuízos reais gerados pela criminalidade e seus reflexos na economia.


O que a insegurança gera de perda para o empresariado, principalmente no quesito competitividade?


 -Custos diretos com roubos, furtos, golpes, vandalismos, contrabando, falsificação de mercadorias e etc.

 -Perda de produtividade com desvio de recursos financeiros e de pessoal para atividades de segurança privada e seguros                                                                                                                                 

 -A insegurança pública impacta diretamente na decisão de investimentos

 -Colaboradores mortos ou que contraíram alguma doença psicológica ou psiquiátrica após serem vítimas da violência urbana


Uma em cada três empresas foi vítima de roubo, furto ou vandalismo em 2016.

 

DADOS CONCRETOS:

 - Uma em cada quatro empresa que foi vítima da criminalidade teve perdas superiores a 0,5% do faturamento anual

 - Para a indústria, a perda com roubo, furto ou vandalismo representa cerca de 0,19% do faturamento bruto

 - Na média, a indústria brasileira despende 0,34% do faturamento com segurança privada e 0,34% com seguros

 - Em 2016, a falta de segurança representou cerca de 27,1 bilhões de reais para a indústria 

 - Um em cada três empresários considera que a falta de segurança afeta muito ou moderadamente as decisões de investimento em termos de localização da empresa

 - Três em cada dez empresas que contrataram segurança privada em 2016 gastaram mais de 0,5% do faturamento

 - Mais da metade das empresas industriais possuem seguro contra roubo ou furto. 13% das empresas industriais que contrataram seguros contra roubo ou furto em 2016 despenderam mais de 1% do faturamento com esse serviço

Fonte: Dados da CNI

 

A criminalidade afiou suas garras e com isso as despesas com segurança púbica aumentaram vertiginosamente, mas, infelizmente, não surtiram os efeitos desejados.


Toda essa matemática financeira gerada pela indústria da bandidagem traz prejuízos bilionários para o Brasil, que retira verbas de áreas importantes, tais como saúde e educação, para a segurança pública.


Números conservadores mostram que a violência consome por ano 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, o equivalente a toda riqueza gerada pelos estados da Região Norte no ano passado.

 

Em 2017, esse valor teria chegado a R$ 389,4 bilhões, ou o equivalente a 13,5 vezes o orçamento previsto para o Bolsa-Família, equivalente 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.


Cada brasileiro gasta cerca de R$ 1810,00 em média por ano para se prevenir, seja com equipamentos de monitoramento, segurança privada ou contratação de seguros.

 

RADIOGRAFIA DO CRIME NO BRASIL E NO MUNDO

 -O Brasil está entre os 10% de países com maiores taxas de homicídios do mundo. Apesar de ter população equivalente a 3% da mundial, o país concentra cerca de 14% dos homicídios do mundo. As taxas de homicídios brasileiras são semelhantes às de Ruanda, República Dominicana, África do Sul e República Democrática do Congo.

-Estima-se que para cada homicídio de jovens de 13 a 25 anos, o valor presente da perda da capacidade produtiva é de cerca de 550 mil reais. A perda cumulativa de capacidade produtiva decorrente de homicídios entre 1996 e 2015, superou os 450 bilhões de reais.

 

CUSTOS COM A SEGURANÇA PÚBLICA ORIGINADOS PELA VIOLÊNCIA URBANA

Os gastos públicos com segurança incluem custos para a manutenção de estruturas preventivas em diversas esferas do governo em relação às seguintes instituições:


a) No nível municipal: Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal;

b) No nível estadual: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros;

c) No nível federal: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Fundos Nacionais


Estima-se que para manter essas estruturas o Brasil desembolse cerca de 120 bilhões de reais por ano, cerca de 1,3% do PIB para o período.

 

SEGURANÇA PRIVADA

O número total de trabalhadores em segurança privada aumentou aproximadamente 142% entre 1996 e 2016, subindo de 680 mil para 1,65 milhão. 


Em 1996 haviam aproximadamente 306 mil trabalhadores no setor formal e 372 mil no setor informal. Em 2015, esses números tinham aumentado para 906 mil e 742 mil, respectivamente.


Houve um aumento substancial de gastos reais com segurança privada no período 1996-2015, triplicando de 20 bilhões de reais para 60 bilhões de reais. Em 1996, gastava-se 0,67% do PIB com segurança privada. Em 2015, essa proporção tinha aumentado para 0,94%.


DESPESAS COM O ENCARCERAMENTO DE PRESOS

Os custos de encarceramento devem ser analisados em três partes: 


1) Gastos Administrativos referentes a “Custódia e Reintegração Social” para a manutenção do sistema carcerário

2) Gastos com pessoal 

3) Gastos com Auxílio-Reclusão


O aumento no número de presos e de presídios elevou os gastos reais com encarceramento, saltando de cerca de 6 bilhões de reais em 1995, para mais de 16 bilhões de reais em 2015, sem contar com as despesas com auxílio reclusão, considerados residuais. 

 

CUSTOS DE SEGUROS E DANOS MATERIAIS

Há três tipos de gastos com seguros que estão diretamente relacionados a perdas materiais, notadamente: seguro patrimonial, automotivo e de carga.      


O gasto real cresceu de aproximadamente 21 bilhões de reais em 1996 para 51 bilhões de reais em 2015. Como proporção do PIB brasileiro, os gastos se mantiveram relativamente estáveis, permanecendo ao redor de 0,8% do PIB. 

 

CUSTOS DE PERDA PRODUTIVA

Homicídios resultam em redução da população, o que, paralelamente, se converte em redução da força de trabalho e, por consequência, em redução do Produto Interno Bruto (PIB). 


Para homicídios, por exemplo,  ocorridos entre 13 e 25 anos, o valor presente da perda da capacidade produtiva de cada homicídio é de cerca de 550 mil reais de 2017.


O valor anual da perda produtiva varia conforme o aumento no número de homicídios e variações na renda real, subindo de cerca de 18 bilhões de reais em 1996 para 26 bilhões de reais em 2015. Como cada perda anual é considerada um fluxo da perda futura, é razoável acumular esses fluxos em um estoque de perda. Ao fazê-lo, observa-se que a perda cumulativa entre 1996 e 2015 superou os 450 bilhões de reais.


CUSTOS DOS PROCESSOS JUDICIAIS

As despesas dos processos judiciais relativos à criminalidade incluem os custos com o Poder Judiciário, Promotoria e Defensoria. 


Os gastos com processos judiciais relacionados à criminalidade aumentaram 204% em termos reais entre 1996 (12,4 bilhões) e 2015 (37,8 bilhões), tendo um incremento em relação ao PIB brasileiro, de 0,4% a 0,6%.

 

CUSTOS COM SERVIÇOS MÉDICOS E TERAPÊUTICOS E RECUPERAÇÃO DE FERIDOS

Os gastos com esse tipo de atendimento variaram de 0,2 bilhão de reais em 1996 a 0,3 bilhão de reais em 2015. Além disso, incluiu-se uma estimativa da perda de capacidade produtiva temporária ao afastamento provisório da atividade laboral das vítimas não-fatais internadas. Esse tipo de custo variou de 1,8 para 2,6 bilhões de reais entre 1996 e 2015. No total, os custos médico-terapêuticos da criminalidade ficaram em torno de 0,05% do PIB brasileiro no período.

 

DESPESAS TOTAIS GERADAS PELA CRIMINALIDADE

A primeira constatação, é que os custos econômicos da criminalidade cresceram de forma substancial entre 1996 e 2018, de cerca de 113 bilhões para 350 bilhões de reais.


Durante esse período analisado, o setor privado arcou com metade do fardo dos custos econômicos da criminalidade.


CONCLUSÃO

É óbvio que os números apresentados são menores que os reais, pois é muito difícil chegar a números exatos de despesas públicas e privadas. Deixamos de fora o custeio da previdência pública e privada e tantos outros gastos redundantes da ação de marginais.


Uma coisa é certa, a conta ao final é bilionária, e se nenhuma medida efetiva for tomada, poderá chegar à casa do trilhão de reais.

     

Os diversos pré-candidatos a cargos do Poder Executivo têm falado muito sobre economia, geração de empregos, reforma tributária, previdenciária e fiscal, mas, infelizmente, não temos visto o tema “segurança pública” ser tratado com a mesma importância; para eles, parece que é algo de somenos importância.


Ledo engano, os números demonstrados acima mostram absolutamente o contrário.


Dr. Jorge Lordello


Tweetar

Seguranca Privada, cftv, alarmes, vigilancia, policia, exposec, isc

SHOPPING

  • ANÁLISE DE RISCOS

    ANÁLISE DE RISCOS

    CONCEITOS-GERENCIAMENTO DE RISCOS-IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS-FATORES DE RISCO-MATRIZ DE VULNERABILIDADE

    R$ 59,00

  • CONTROLE DE ACESSO

    CONTROLE DE ACESSO

    APLICAÇÃO- PLANEJAMENTO-ELEMENTOS FÍSICOS-ELEMENTOS HUMANOS-ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS-TECNOLOGIAS DE IDENTIFICAÇÃO-COMPARAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS-ETC.

    R$ 59,00

  • COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    COMO ADMINISTRAR UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

    O mercado da segurança privada tem crescido anualmente no Brasil. Esta realidade tem tomado este segmento.

    R$ 59,00

  • INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    INTEGRAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    GUARDA MUNICIPAL-FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA-FORÇAS ARMADAS-ACIONAMENTO DOS ÓRGÃOS POLICIAIS-BOLETIM DE OCORRÊNCIA-POLÍCIA JUDICIÁRIA-INQUÉRITO POL.

    R$ 59,00

  • ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS  OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    ATUALIZAÇÕES E TÉCNICAS OPERACIONAIS PARA EQUIPES DE SEGURANÇA PRIVADA

    LEGISLAÇÃO - EMPRESA DE SEG. ORG. - EMPRESAS ESPECIALIZADAS - QUEM PODE SER VIGILANTE -ARMAMENTO -PROCEDIMENTOS - POSICIONAMENTO TÁTICO - SIGILO PROF.

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    TÉCNICAS DE SEGURANÇA PARA CONTROLADORES DE ACESSO E VIGILANTES DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

    INDICADO PARA PORTEIROS E VIGILANTES

    R$ 59,00

  • RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS NA ATIVIDADE DE SEGURANÇA

    RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO EXTERNO E INTERNO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    SEGURANÇA PRIVADA ORIGENS DESENVOLVIMENTO E ASPECTOS LEGAIS

    CONCEITOS DA SEGURANÇA PRIVADA - POLÍTICAS E TERMINOLOGIAS - ÓRGÃOS REGULAMENTADORES - DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE - ASPECTOS TRABALHISTAS

    R$ 59,00

  • GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    CONCEITOS - DESAFIOS - GESTÃO ESTRATÉGICA - ANÁLISES - BALANCED SCORECARD - GESTÃO ESTRATÉGICA DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    AUDITORIA E DIAGNÓSTICO EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    CONCEITOS BÁSICOS EM SEGURANÇA - AUDITORIA - FATORES RELEVANTES NA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS - AUDITORIA X RISCO - QUANDO IMPLANTAR AUDITORIA - ETC.

    R$ 59,00

  • BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    BALANCED SCORECARD E A GESTÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA

    ESTRATÉGIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - GESTÃO ESTRATÉGICA - BALANCED SCORECARD - MAPAS ESTRATÉGICOS - ALINHAMENTO DO SISTEMA DE SEGURANCA

    R$ 59,00

  • CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CENTRAL DE MONITORAMENTO

    CONCEITOS - DADOS ESTATÍSTICOS - PERFIL DO OPERADOR DE MONITORAMENTO - CONCEITOS BÁSICOS - SENSORES - CFTV - RECURSOS HUMANOS -SISTEMA DE RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO SE DEFENDER DA VIOLÊNCIA URBANA

    COMO AGIR EM SITUAÇÃO DE ASSALTO - DESLOCAMENTOS - SEGURANÇA RESIDENCIAL - SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS - SEGURANÇA DA FAMILIA

    R$ 59,00

  • COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    COMO SER UM GESTOR DE SEGURANÇA DE SUCESSO

    O GESTOR DA SEGURANÇA CORPORATIVA - COMPETÊNCIAS - ÁREAS DE CONHECIMENTO - PDCA - SISTEMA DE SEGURANÇA - IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS - FERRAMENTAS

    R$ 59,00

  • CONSULTORIA EMPRESARIAL

    CONSULTORIA EMPRESARIAL

    MERCADOS - CONSULTORIA - POR QUE SE CONTRATA - QUEM CONTRATA - VENDA -FORMA DE ATUAÇÃO - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS - ÉTICA -HONORÁRIO - PROPOSTA

    R$ 59,00

  • ESCOLTA ARMADA

    ESCOLTA ARMADA

    ROUBO DE CARGAS - ARMAMENTO DE DOTAÇÃO - IDENTIFICANDO EMPRESAS CLANDESTINAS - PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS - PREPARAÇÃO DA ESCOLTA - POSICIONAMENTO

    R$ 59,00

  • ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    ESPIONAGEM E CONTRAESPIONAGEM NO MEIO EMPRESARIAL *DUPLO

    O QUE É ESPIONAGEM - INTELIGÊNCIA - SINTOMAS DE ESPIONAGEM - QUEM É ALVO - LOCAIS VISADOS - O QUE BUSCAM OS ESPIÕES -EQUIPAMENTOS - AÇÕES DE ESPONAGEM

    R$ 69,00

  • GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    GESTÃO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE PERDAS

    TIPOS DE PERDAS - PROCESSO DE PREVENÇÃO -GESTÃO DE PERDAS -PERDAS NAS EMPRESAS DE SEGURANÇA, NAS INDÚSTRIAS - FRAUDE - FURTO - ANAL. DE IMPÁCTO

    R$ 59,00

  • LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    LIDERANÇA E GESTÃO PARA GESTORES DE SEGURANCA

    ORGANIZAÇÕES-PESSOAS-GESTÃO-LIDERANÇA-FERRAMENTAS DE GESTÃO-ORATÓRIA-FLUXOGRAMA-CICLO PDCA-GER. DE CONFLITOS-E MARKETING PESSOAL

    R$ 59,00

  • MARKETING EM SERVIÇOS

    MARKETING EM SERVIÇOS

    Marketing em Serviços - Autor : Nino Ricardo Meireles

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    NOÇÕES DE DIREITO PARA PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS-CONCEITOS DE CRIME-ANTIJURICIDADE-TIPICIDADE-CULPABILIDADE-CRIME DE CONTRAVENÇÃO-OBJETIVO JURÍDICO E MATERIAL-CRIME TENTADO

    R$ 59,00

  • O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    O PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PRIVADA EM LOCAL DE CRIME

    LOCAL DE CRIME-FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE SEG. NO LOC. DE CRIME-SALVAR VIDAS- SOCORRER FERIDOS-ISOLAR O LOCAL-PRESERVAR PISTAS-TESTEMUNHAS-ETC.

    R$ 59,00

  • OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    OCORRÊNCIAS ENVOLVENDO ARTEFATOS EXPLOSIVOS * DUPLO

    BOMBAS-CARTAS E PACOTES BOMBA-CARROS BOMBA-ANÁLISE DE AMEAÇAS-PROCEDIMENTOS-GLOSSÁRIO SOBRE ARTEFATOS EXPLOSIVOS - *DVD DUPLO

    R$ 69,00

  • PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

    ANÁLISE DE IMPACTO NOS NEGÓCIOS - CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS - PLANO DE EMERGÊNCIA - GERENCIAMENTO DE CRISE - ETC.

    R$ 59,00

  • RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    RECURSOS HUMANOS NA SEGURANÇA

    PERFIL DO RECURSO HUMANO OPERACIONAL-MOTIVAÇÃO-EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE-CONHECIMENTO,COMPORTAMENTO E HABILIDADE-RECRUTAMENTO-DEMISSÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    SEGURANÇA BANCÁRIA - TÉCNICAS OPERACIONAIS E PROCEDIMENTOS

    EXIGÊNCIAS LEGAIS-ESTATÍSTICAS-ATUALIZAÇÃO DO VIG. BANCÁRIO-REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA EQUIPE-POSICIONAMENTO TÁTICO-QUANDO NÃO REAGIR- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS

    AGENTE DE SEGURANÇA-TREINAMENTO-EQUIPAMENTO-AMEAÇAS-PLANEJAMENTO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEGURANÇA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES

    SEG. DE INSTALAÇÕES-ILUMINAÇÃO E ENERGIA-VIGILÂNCIA-IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE DE ACESSO-PROTEÇÃO CONTRA FURTOS E ASSALTOS-INCÊNDIO-BOMBAS-EPIDEMIAS-ETC

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    SEGURANÇA DE EVENTOS SOCIAIS ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS

    TIPOS DE EVENTOS-LOCAL-PLANEJAMENTO-TREINAMENTO E SIMULAÇÃO-ADMINISTRAÇÃO DA SEG.-SEGURANÇA VIP-FURTOS E ASSALTOS-CREDENCIAMENTO E CONTROLE DE ACESSO-

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    SEGURANÇA DE INFORMAÇÕES

    HISTÓRIA-HACKERS FAMOSOS-PRINCIPAIS TIPOS DE ATAQUE-POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO-SEG. DA INFO. PESSOAL-TRANSAÇÕES PELA INTERNET-PROTEÇÃO

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS

    O CONDOMÍNIO-QUANDO PODE ACONTECER UM CRIME-RESPONSABILIDADES-RECURSOS HUMANOS-DICAS-SEGURANÇA COMUNITÁRIA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    SEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS

    ORG. DA SEGURANÇA-SEG. PATRIMONIAL-RECEPÇÃO E PORTARIA-INCÊNDIOS-PÂNICO E EMERGÊNCIAS- AMEAÇAS DE BOMBA-TERRORISMO E SABOTAGEM-FUNCIONÁRIOS

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    SEGURANÇA EM HOSPITAIS

    CONTROLE DE ACESSO-RISCOS ESPECÍFICOS-O VIG. EM SEG. HOSPITALAR-PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA HOSPITALAR-FATORES DE SUCESSONA SEGURANÇA HOSPITALAR

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    SEGURANÇA EM SHOPPING CENTER

    *HISTÓRIA-A INDÚSTRIA DE SHOPPING CENTERS NO BRASIL - PROGRAMA DE SEGURANÇA - CLIENTES -RISCOS -PROJETO DE SEGURANÇA

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    SEGURANÇA EM TRANSPORTE DE VALORES

    LEGISLAÇÃO-TRANSPORTE DE VALORES-CARRO FORTE- EQUIPE-RADIOCOMUNICAÇÃO-ESCOLTA MOTORIZADA- DESLOCAMENTO A PÉ-TRANSBORDO-EMBOSCADAS-ATAQUES- ETC.

    R$ 59,00

  • SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    SEGURANÇA NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

    PROCESSO LOGÍSTICO-RISCO PARA A CARGA- DADOS ESTATÍSTICOS-GOLPES MAIS COMUNS-SEGURANÇA NO ARMAZÉM-BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS-SEGURANÇA NO TRANSPORTE

    R$ 59,00

  • SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    SEQUESTRO - ANTECEDENTES HISTÓRICOS, MEDIDAS PREVENTIVAS E GERENCIAMENTO DE CRISES

    MEDIDAS ANTI SEQUESTRO-RESIDÊNCIA-LOCAL DE TRABALHO-TRÂNSITO-CAMINHADAS-LOCAIS DE LAZER E DIVERSÃO-ZONA RURAL-GER. DE CRISES-NEGOCIAÇÃO E LIBERTAÇÃO-

    R$ 59,00

  • SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    SINDICÂNCIA E INVESTIGAÇÃO

    O QUE É SINDICÂNCIA-SINDICÂNCIA E AUDITORIA-CULTURA DE APURAÇÃO-OBJETOS DA SINDICÂNCIA-ASPECTOS FORMAIS-PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS-ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA DE INTRUSÃO

    SISTEMA DE INTRUSÃO

    PAINEL DE ALARME-ZONAS E SETORES-TECLADO DE COMANDO-BATERIA-SIRENES-SENSORES-PROCESSAMENTO DE SINAIS DOS SENSORES IVP-INSTALAÇÃO DOS SENSORES - ETC.

    R$ 59,00

  • SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

    SISTEMA DE SEGURANÇA-PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA FÍSICA-VULNERABILIDADE-ATRATIVIDADE, -MACRO SUBSISTEMAS-ANÉIS DE SEGURANÇA-MEIOS ATIVOS, PASSIVOS, DINÂMI

    R$ 59,00

  • SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

    CFTV-SISTEMA DE ALARME-SENSORES-CONTROLE DE ACESSO-RASTREAMENTO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    TÉCNICAS DE COMUNICAÇÕES EM SEGURANÇA

    EQUIPAMENTOS-RÁDIO-NEXTEL-SINAIS-PALAVRAS-COMANDOS E OUTROS MEIOS-TELEFONE-USO DO RÁDIO-CÓDIGO Q-ALFABETO FONÉTICO-COD. NUMERAL-OPERACIONALIDADE

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    TÉCNICAS DE IMOBILIZAÇÕES ESPECIAIS

    DOMÍNIO E CONDUÇÃO-TÉCNICAS INDIVIDUAIS E EM DUPLA-IMPLOSÃO DE SUSPEITO-REVISTA-COLOCAÇÃO DE ALGEMAS-DESARME-ABORDAGEM EM CASO DE INVASÃO

    R$ 59,00

  • TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    TÉCNICAS DE ENTREVISTA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

    AUTOR,VÍTIMA E TESTEMUNHA-TÉCNICAS DE ENTREVISTA-PERGUNTAS GENÉRICAS-PERGUNTAS ESPECÍFICAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-REQUISITOS DE UM RELATÓRIO-ETC.

    R$ 59,00

  • TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    TECNOLOGIA DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

    END. IP-RASTREAMENTO DE E-MAIL-SNIFFERS-KEY LOGGERS-PHISHING- CRIPTOGRAFIA-STEGANOGRAFIA-RECUPERAÇÃO E ROUBO DE SENHAS-RECUPERAÇÃO DE DADOS

    R$ 59,00

  • INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    INTERFACE HOMEM/TECNOLOGIA - OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA CENTRAL DE SEGURANÇA *DUPLO

    HELIO FERRAZ E CLAUDIO DOS SANTOS MORETTI - ASPECTOS TECNOLÓGICOS-VANTAGENS COM SEGURO-INVESTIGAÇÕES-CASO LINHA AMARELA METRÔ DE SP- INSTALAÇÕES-NORMA

    R$ 69,00

  • INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA NA SEGURANÇA CORPORATIVA

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-RISCOS EXTERNOS E INTERNOS-INFORMAÇÕES-NECESSIDADES CORPORATIVAS-VALOR DA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA-INTERDEPENDÊNCIAS-SOLUÇÕES

    R$ 59,00

  • RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    RISCOS JURÍDICOS NA SEGURANÇA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA EM UMA INVESTIGAÇÃO * DUPLO

    Riscos Jurídicos na Segurança : Dra. Sandra Goto Técnicas para entrevista em uma investigação: Aureo Miraglia de Almeida

    R$ 69,00

  • AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    AS MOBILIZAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E A PROTEÇÃO DE EXPATRIADOS - SEGURANÇA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

    DVD 1. As mobilizações sociais no Brasil e a Proteção de expatriados Roberto Costa DVD 2. Segurança da Copa das Confederações Paulo Reis

    R$ 69,00

  • PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    PREVENÇÃO DE PERDAS E GESTÃO DE RISCOS E-BOOK

    Prevenção de perdas e Gestão de Riscos - Autor Carlos Eduardo Santos

    R$ 15,00

  • ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    ASSINATURA JORNAL DA SEGURANÇA

    TECNOLOGIAS - LEGISLAÇÃO - CONHECIMENTO - GESTÃO - MERCADO - ATUALIZAÇÕES - ACESSO AO PORTAL E TV DA SEGURANÇA - BRINDE EXCLUSIVO

    R$ 249,99

  • Alarmes - O livro do instalador

    Alarmes - O livro do instalador

    Guia Completo de Instalação de Sistemas de Alarmes de Intrusão

    R$ 70,00

  • CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CFTV EM ALTA RESOLUÇÃO - TECNOLOGIAS ATUAIS

    CONCEITOS DA APLICAÇÃO-EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS-MELHORES CONFIGURAÇÕES-ACESSO REMOTO-TENDÊNCIAS DE MERCADO- CÂMERAS DE ALTA DEFINIÇÃO IP- WIRELESS,ETC

    R$ 59,00

  • Guerra Cibernética

    Guerra Cibernética

    A Próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

    R$ 69,99

  • INSPEÇÃO TÉCNICA

    INSPEÇÃO TÉCNICA

    Medidas de segurança contra incêndio em edficações e áreas de risco. Aplicação de checklist Cel. Aderson Guimarães Pereira e Moisés Gomes da Silva

    R$ 65,00

  • PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA - TECNOLOGIAS E PROCEDIMENTOS

    PORTARIA VIRTUAL COMO UM NOVO NEGÓCIO-VIABILIDADE COMERCIAL-TECNOLOGIAS EMPREGADAS-ADEQUAÇÃO DO CONDOMÍNIO-CENTRAL DE MONITORAMENTO-PROCEDIMENTOS OPER

    R$ 59,00

  • COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    COMO TER SUCESSO EM LICITAÇÕES

    O QUE É UM EDITAL-QUEM PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÕES-TAMANHO DO MERCADO-DOCUMENTAÇÃO-PREGÃO ELETRÔNICO E PRESENCIAL-GOVERNO É BOM PAGADOR? ETC.

    R$ 59,00

  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL PARA O SUCESSO NO SETOR DE SEGURANÇA

    QUEM GOSTA DE PROBLEMAS?-DESCUBRA SUAS APTIDÕES-POSICIONAMENTO PESSOAL-COMO SER LEMBRADO-PERFIS TRADICIONAIS-TESTE SUA PERSONALIDADE-LIDERANÇA- ETC.

    R$ 59,00

  • IDENTIFICANDO A MENTIRA

    IDENTIFICANDO A MENTIRA

    SINAIS VERBAIS E NÃO VERBAIS INCONSCIENTES DA MENTIRA NO ENTREVISTADO- BASEADO EM PNL

    R$ 59,00

  • USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    USO PROGRESSIVO DA FORÇA

    De acordo com as normas da ONU e da Portaria da Polícia Federal

    R$ 59,00

  • VIGILÂNCIA VOL. I

    VIGILÂNCIA VOL. I

    PERFIL DO VIGILANTE-ASPECTOS GERAIS DA VIGILÂNCIA-VIGILÂNCIA EM BANCOS-VIGILÂNCIA EM SHOPPING-VIGILÂNCIA EM HOSPITAIS-VIGILÂNCIA EM ESCOLAS

    R$ 59,00

  • NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA E TÉCNICAS DE ENTREVISTA

    LOCAL DO CRIME-ENTREVISTAS COM SUSPEITOS E TESTEMUNHAS-ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO-COMO AGIR EM CASO DE DROGAS

    R$ 59,00

  • PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    PROTEÇÃO EXECUTIVA - ESTRATÉGIAS E TÁTICAS * DUPLO

    ROBERTO COSTA E AURO SANTOS SÃO REFERÊNCIA NA ATIVIDADE DE PROTEÇÃO EXECUTIVA NO BRASIL - ENTENDA COMO FUNCIONA DESDE O PLANEJAMENTO ATÉ AS OPERAÇÕES

    R$ 69,00

  • GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    LIVRO GUIA DO GESTOR DE SEGURANÇA EMPRESARIAL

    R$ 65,00

  • NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    NEGOCIAÇÃO SOB PRESSÃO

    TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DESENVOLVIDAS E VIVENCIADAS PELO TEN. CEL. DIÓGENES LUCCA FUNDADOR DO GATE - GRUPO DE ELITE DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO

    R$ 59,00

  • Gestão de Riscos na Segurança PAtrimonial

    Gestão de Riscos na Segurança PAtrimonial

    A obra pretende ser um referencial para a contratação eficaz de serviços de consultoria e para a atuação desses consultores

    R$ 89,00

  • COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    COMPETITIVIDADE EM SEGURANÇA EMPRESARIAL

    Competitividade em Segurança Empresarial: Gestão de Processo, da Qualidade dos Serviços e da Inovação/Excelência e Processos em Organizações Voltadas

    R$ 75,00

  • ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    ANALISE DE RISCO PARA PROTEÇÃO PESSOAL APROXIMADA

    Esta obra visa apresentar a aplicação de uma ferramenta técnica para analisar riscos e apoiar o estudo de campo do agente de inteligência, servindo co

    R$ 75,00

  • NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    NÃO SEJA MAIS UMA VÍTIMA

    Livro ensina técnicas de fácil entendimento e aplicação para defesa pessoal de pessoas que nunca praticaram artes marciais. Altamente ilustrado.

    R$ 120,00

  • INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    INVESTIGAÇÃO DIGITAL EM FONTES ABERTAS

    Dicas de como obter informações e provas de forma lícita utilizando-se da internet

    R$ 90,00

  • INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    INVESTIGAÇAO CRIMINAL - ENSAIOS SOBRE A ARTE DE INVESTIGAR CRIMES

    O livro apresenta artigos escritos por Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul que abordam temas relacionados à investigação criminal.

    R$ 80,00

  • MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    MANUAL DO GESTOR DE SEGURANÇA CORPORATIVA

    Manual do Gestor de Segurança Corporativa - Nino Ricardo Meireles

    R$ 120,00

  • Apareça no guia de fornecedores

    Apareça no guia de fornecedores

    Apareça para milhares de compradores de todos os portes

    R$ 30,00

  • SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    SEGURANÇA, COMO COLOCÁ-LA EM SUA VIDA!

    Quanto mais importante você é mais risco você corre. Antonio Tadeu Miranda de Andrade

    R$ 35,00

  • PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    PSICOLOGIA APLICADA EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

    Psicólogo CRP 04/34560, 4ª Região, especialista em Segurança Patrimonial, Pós-graduado em Inteligência e Segurança Empresarial FGF, Militar da Reserva

    R$ 79,00

  • "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    "Competitividade em Gestão de Serviços -SLA/SLM"

    R$ 65,00

The stainless steel back cover replica watches sale protects the interior of the watch. Equipped with replica watches uk an ETA 2824 calibre, the travel time is more precise. With replica watches a 42-hour power reserve and a water-resistant depth of 100 meters, this watch is rolex replica watches a new watch that can be moved.